O Instituto-Geral de Perícias (IGP) divulgou na manhã desta quinta-feira (27) a data da reconstituição do caso Gabriel. O trabalho de Reprodução Simulada dos Fatos (RSF) está marcado para acontecer no dia 8 de novembro, na cidade de São Gabriel, por peritos criminais do departamento de criminalística do IGP, em conjunto com a Polícia Civil. Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, desapareceu no dia 12 de agosto e seu corpo foi encontrado em uma barragem na localidade de Lava Pé.
Segundo o IGP, o objetivo deste tipo de perícia é apurar se os fatos se deram da forma como narrados pelos participantes e de acordo com as provas periciais. A etapa inicial consistiu na análise das perícias e do inquérito policial referente ao caso. Depois do trabalho no local, será produzido o Laudo pericial.
Os peritos devem retornar ao local onde a abordagem aconteceu e refazer toda a ação até a localidade de Lava Pé onde o corpo foi encontrado. Algumas dúvidas sobre o caso ainda não foram respondidas, a principal delas é como o corpo de Gabriel foi parar dentro da água. Outra, é se mais policiais tiveram envolvimento no caso.
Dois processos apuram o caso. Um deles na Justiça Militar que investiga a ocultação do corpo da vítima e outros crimes militares. Outro inquérito, é investigado pela Polícia Civil que apura a morte do jovem. Gabriel foi abordado por policiais da Brigada Militar (BM), em uma rua do Bairro Independência.
Os policiais são os soldados Cleber Renato Ramos de Lima e Raul Veras Pedroso, além do sargento Arleu Júnior Cardoso Jacbosen. Os três foram presos no dia 19 de agosto, pouco depois que o corpo foi encontrado e estão presos desde o dia 20 do mesmo mês no presídio militar em Porto Alegre.
O caso
Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, desapareceu por volta da meia-noite do dia 12 de agosto, no Bairro Independência, em São Gabriel. Segundo o relato de uma moradora, ela teria chamado a Brigada Militar (BM) após o jovem ter forçado a grade da casa dela e tentado entrar no local. Policiais foram até o endereço, abordaram, algemaram Gabriel e o colocaram no porta-malas da viatura. Depois disso, o jovem não foi mais visto.
Timeline Caso Gabriel de Diário de Santa Maria
Leia mais sobre o Caso GabrielLeia todas as notícias